CONTRAPERÍODO ESCOLAR

Estabelecer rotinas diárias após o período de aula regular é de suma importância para que a criança comece a desenvolver hábitos e organização.

Além do respeito à individualidade de cada um, dentro do horário do contraperíodo escolar, são oferecidas atividades de esporte, com uma estrutura bem planejada, que respeita todas as necessidades da criança e de lazer, como os passeios culturais.

Os passeios também propiciam estreitar laços entre alunos de diferentes turmas, famílias e sociedade como um todo, favorecendo as relações de convivência, desenvolvendo a capacidade de trabalhar em grupo, reforçando princípios éticos e cidadania.

Outro ponto importante é o acompanhamento da lição de casa e a preparação para as provas.

As crianças são acompanhadas nas lições de casa e estimuladas a pesquisar para enriquecer seus estudos diários e promover uma postura ativa e organizada.

Por meio das práticas destacadas acima, o reforço escolar é constante, natural e mediado por profissionais qualificados.

Desde pequenos precisamos ajudá-los a planejar seu dia para que futuramente isso flua naturalmente.

Aliado a esse objetivo, outro desafio é fazer com que as crianças se sintam em sua própria casa, tendo autonomia com disciplina.

Neste contexto, a ProSeguir recebe crianças entre 5 e 11 anos que, diariamente, são acolhidas com carinho e atenção, sendo orientadas em tarefas básicas, como: onde deixar seus materiais, lavar as mãos para as refeições, escovar os dentes, trocar o uniforme, guardá-lo corretamente e organizar seu cantinho de tarefas.

Há sempre uma roda de conversa para sabermos como foi seu período escolar e o que acontecerá neste contraperíodo.

Esse processo é fundamental para garantir os resultados propostos.

É importante destacar que essa orientação acontece por um professor que acompanha seu grupo desde o momento da entrada, até o momento da saída.


Lição de Casa

Um local apropriado para as tarefas de lição de casa e de estudos diários são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e a construção do conhecimento: um espaço organizado, arejado, com boa iluminação, mesas adequadas, que permitam uma postura confortável, de modo a favorecer a concentração e o envolvimento com a atividade a ser desenvolvida.

A lição de casa ajuda o aluno a construir sua autonomia, estabelecer uma rotina e melhorar a capacidade de organização.

É, sobretudo, um exercício que o aluno deve fazer sozinho, justamente para que os professores descubram quais são as dificuldades que eles possam estar encontrando.

Profissionais altamente qualificados, em tempo integral, dão suporte pedagógico durante as tarefas, sem oferecer respostas prontas, despertando na criança a curiosidade e o interesse para que seja incentivada a realizar a tarefa sozinha.

Pequenas atitudes aplicadas na hora de fazer o dever de casa podem ajudar a melhorar a atenção e o aprendizado.


Sala de Estudo

O lugar adequado para estudar influencia no rendimento, na busca do conhecimento, determinando a qualidade dos estudos. Sendo assim, nosso espaço foi projetado com salas temáticas, computadores e livros, que favorecerão a prática de pesquisas e lições de casa.


Preparação para as Avaliações

Além da realização das tarefas de casa, exercícios de cada área do conhecimento são cuidadosamente preparados e oferecidos para os alunos.

Este reforço tem como objetivo criar uma rotina de estudos diária, contribuindo na aprendizagem, de forma a não acumular nenhum tipo de dificuldade dos conteúdos escolares, para a época de provas. Dessa maneira, a preparação de cada aluno para suas avaliações será muito mais tranquila e eficiente.


Psicomotricidade

As aulas de psicomotricidade são desenvolvidas através de atividades que ajudam no comportamento afetivo, cognitivo e psicomotor.

São trabalhadas particularidades como: o equilíbrio, a coordenação, a parceria e a cumplicidade entre o grupo.


Arte

Em arte um produto final bem executado, exige que a criança busque informações de diversas áreas do conhecimento como: matemática na proporção de tamanho e utilização de medidas, português para leitura e entendimento do que se pede, ciências na mistura de cores, entre outras disciplinas. Sabemos também que além de ser uma atividade prazerosa, ela desenvolve habilidades importantes para o crescimento pedagógico em sala de aula como: atenção, concentração, coordenação e criatividade.

“A arte pode favorecer a formação da identidade e de uma nova cidadania de crianças, contribuindo para a aquisição de competências culturais e sociais no mundo no qual estão inseridos.” (MEC. ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL).


Gastronomia

Uma das maneiras mais efetivas de diversificar e estimular o desenvolvimento de crianças no processo pedagógico é por meio de atividades que fogem do padrão tradicional de ensino.

Mesmo sendo principiantes, é impossível não se encantar pelo aroma dos temperos, o colorido dos legumes e a magia de ajudar a preparar os alimentos. Mas os benefícios vão além do cheirinho bom e do apetite aguçado. As aulas tornam-se uma ferramenta no aperfeiçoamento das habilidades sociais, no convívio e no aprendizado de outras disciplinas. Por exemplo, pesar ingredientes pode ajudar na matemática e observar as mudanças nas texturas dos alimentos quando um ingrediente é colocado reforça os conceitos de química. Novas palavras também entram para o vocabulário, além do contato com outras culturas e origens dos alimentos.

Nas aulas de culinária a criança pode exercitar o trabalho em equipe, a capacidade de organização e de seguir orientações, a paciência, além de se conscientizar sobre lixo, desperdício, cuidado e respeito à natureza.

 


Lazer e Descanso

Estimular as crianças a manter uma interação efetiva em torno de práticas esportivas educacionais e de lazer, ajuda a direcionar o processo de desenvolvimento humano, cidadania e solidariedade.

Trabalhar com brincadeiras, jogos e exercícios físicos ajuda o corpo e a mente. Dessa forma, na Prosseguir, estes momentos são divididos em duas etapas:

Jogos interativos

Mais do que uma forma de passar o tempo e gastar energia, as atividades devem ser vistas como parte da educação da criança, despertando a imaginação, ideias e questionamentos.

Sob a supervisão de um educador, a criança escolhe um jogo de seu interesse e interage com seus colegas.

Jogos de tabuleiros e cartas, por exemplo, desenvolvem não só a competitividade, mas também o espírito de liderança, colaboração e respeito entre o grupo.

Essas atividades diversificadas, aparentemente sem fins didáticos, estimulam o aprendizado.

Exercícios psicomotores

Brincadeiras antigas são resgatadas, como: mãe da rua, queimada, alerta, entre outras. O objetivo é fugir da inércia dos videogames e jogos individuais.

Embora a sala de aula seja o local tradicional destinado à educação, a formação do ser humano acontece em todo momento e pode ser potencializada com atividades descontraídas.

Porém, tão importante quanto estudar e brincar, o descanso prepara o corpo e a mente para as atividades do dia a dia. Com o corpo descansado e a mente relaxada, as crianças aproveitarão com mais qualidade o tempo neste espaço.

Para isso, a Prosseguir conta com salas equipadas com DVD e sistema ligado à internet, como o uso do NETFLIX.

® 2015 – Espaço Prosseguir – Educação Complementar